Pular para o conteúdo principal

Séries/Famílias radioativas naturais - Desintegração nuclear

 Todos os isótopos radioativos que ocorrem espontaneamente na natureza (formados sem qualquer intervenção humana), foram originados de um dos 3 isótopos radioativos seguintes: 


Com isso dizemos que esses elementos encabeçam uma série/família radioativa natural.

Eles se desintegram por meio de emissão de partícula alfa(α), dando origem a um segundo elemento que irá se desintegrar, produzindo um terceiro elemento que por sua vez também irá se desintegrar, e assim sucessivamente até que o último elemento produzido em casa série seja um isótopo estável, esse isótopo será o chumbo(Z = 82).

Podemos definir dessa forma, que série/família radioativa é o conjunto de átomos que estão relacionados por sucessivas desintegrações 

Série do tório: A = 4n

A série encabeçada pelo tório 232 é tal que, se dividirmos o número de massa A de qualquer elemento da série por 4, a divisão será exata.

Série do urânio: A = 4n + 2

A série encabeçada pelo urânio 238 é tal que, se dividirmos o número de massa A de qualquer elemento da série por 4, a divisão sempre dará resto 2.

Série do urânio 235: A = 4n + 3

A série encabeçada pelo urânio 238 é tal que, se dividirmos o número de massa A de qualquer elemento da série por 4, a divisão sempre dará resto 3.



Esse conceito de divisão do número de massa A dos elementos surgiu pelo fato de que a emissão alfa(α) diminui o número de massa do isótopo em 4 unidades, enquanto que a emissão beta(β) não altera o seu número de massa.
Os elementos de cada série se encontram em equilíbrio radioativo uns com os outros na natureza, ou seja, à medida que a quantidade de um elemento aumenta pela desintegração de um elemento anterior na série, a quantidade desses elementos diminui pela sua propria desintegração. Isso faz com que a quantidade de isótopos radioativos naturais seja basicamente uma constante. Conhecido como equilíbrio secular. Vale ressaltar que os elementos que encabeçam cada série não estão sendo repostos e a tendência é que esses elementos sejam extinguidos um dia, onde em algum momento todos os isótopos radioativos naturais irão se transformar em chumbo estável. 

Série do Tório - 4 n 




Série do Urânio - 4 n + 2




Série do Actínio - 4 n + 3



Enjoy it!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante de Avogrado ou Número de Mol

Constante de Avogadro ou número de mol é a quantidade de partículas elementares em uma substância ou matéria x, ou seja, 1 mol terá 6,02 x 10^23 de átomos, íons, moléculas, elétrons e prótons. Seria o mesmo que dizer que 1 dúzia corresponde a 12 unidades, não importa se estamos falando de uma dúzia de ovos ou uma dúzia de tomates no fim sempre teremos 12 unidades, porém com massas diferentes, esse é o princípio do mol, 1 mol sempre terá 6,02 x 10^23 (6,02 sextilhões). Amadeo Avogadro foi um advogado e físico italiano e um dos primeiros cientistas a verificar a diferença entre átomos e moléculas. #curiosidades #quimica #física #estequiometria 

Tabela Periódica: Algumas curiosidades sobre a nomenclatura dos elementos

Olá pessoal no vídeo de hoje eu trago algumas curiosidades sobre a nomenclatura dos elementos químicos. #curiosidadescientificas   #curiosidades   #conhecimento   #viralizarnotiktok🍎♥   #viraliza   #viral_video   #viralvideo   #viral   #cienciatiktok   #cienciabr   #ciencia   #conhecimentocientífico   #engenhariaeletrica   #quimica   #folclore   #historia   #quintafeira

Por que pilhas não dão choque elétrico?