Pular para o conteúdo principal

Séries/Famílias radioativas naturais - Desintegração nuclear

 Todos os isótopos radioativos que ocorrem espontaneamente na natureza (formados sem qualquer intervenção humana), foram originados de um dos 3 isótopos radioativos seguintes: 


Com isso dizemos que esses elementos encabeçam uma série/família radioativa natural.

Eles se desintegram por meio de emissão de partícula alfa(α), dando origem a um segundo elemento que irá se desintegrar, produzindo um terceiro elemento que por sua vez também irá se desintegrar, e assim sucessivamente até que o último elemento produzido em casa série seja um isótopo estável, esse isótopo será o chumbo(Z = 82).

Podemos definir dessa forma, que série/família radioativa é o conjunto de átomos que estão relacionados por sucessivas desintegrações 

Série do tório: A = 4n

A série encabeçada pelo tório 232 é tal que, se dividirmos o número de massa A de qualquer elemento da série por 4, a divisão será exata.

Série do urânio: A = 4n + 2

A série encabeçada pelo urânio 238 é tal que, se dividirmos o número de massa A de qualquer elemento da série por 4, a divisão sempre dará resto 2.

Série do urânio 235: A = 4n + 3

A série encabeçada pelo urânio 238 é tal que, se dividirmos o número de massa A de qualquer elemento da série por 4, a divisão sempre dará resto 3.



Esse conceito de divisão do número de massa A dos elementos surgiu pelo fato de que a emissão alfa(α) diminui o número de massa do isótopo em 4 unidades, enquanto que a emissão beta(β) não altera o seu número de massa.
Os elementos de cada série se encontram em equilíbrio radioativo uns com os outros na natureza, ou seja, à medida que a quantidade de um elemento aumenta pela desintegração de um elemento anterior na série, a quantidade desses elementos diminui pela sua propria desintegração. Isso faz com que a quantidade de isótopos radioativos naturais seja basicamente uma constante. Conhecido como equilíbrio secular. Vale ressaltar que os elementos que encabeçam cada série não estão sendo repostos e a tendência é que esses elementos sejam extinguidos um dia, onde em algum momento todos os isótopos radioativos naturais irão se transformar em chumbo estável. 

Série do Tório - 4 n 




Série do Urânio - 4 n + 2




Série do Actínio - 4 n + 3



Enjoy it!




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante de Avogrado ou Número de Mol

Constante de Avogadro ou número de mol é a quantidade de partículas elementares em uma substância ou matéria x, ou seja, 1 mol terá 6,02 x 10^23 de átomos, íons, moléculas, elétrons e prótons. Seria o mesmo que dizer que 1 dúzia corresponde a 12 unidades, não importa se estamos falando de uma dúzia de ovos ou uma dúzia de tomates no fim sempre teremos 12 unidades, porém com massas diferentes, esse é o princípio do mol, 1 mol sempre terá 6,02 x 10^23 (6,02 sextilhões). Amadeo Avogadro foi um advogado e físico italiano e um dos primeiros cientistas a verificar a diferença entre átomos e moléculas. #curiosidades #quimica #física #estequiometria 

Por que pilhas não dão choque elétrico?

Como tudo começou...

 Eu, embora ainda fosse adolescente, de uma coisa eu já sabia quando eu crescesse eu queria ser cientista, não sabia ainda nessa época o que era isso, e atualmente continuo procurando saber. Foi assim que comecei estudar o tema por conta própria em casa com livros que eu pegava da biblioteca da escola, artigos de internet, revistas tipo superinteressante e etc. Nessa jornada eu me aventurei em campos distintos da Ciência, entre livros de química e física. Em 2015 me formei em téc. de radiologia e hoje estou no 9º semestre de Engenharia Elétrica. Devo ressaltar que sou apenas uma entusiasta do tema, me dedico a compartilhar meu conhecimento por amor a Ciencia.  E o objetivo desse blog é levar o conhecimento científico com uma abordagem mais simples e de fácil acesso, dito isso aproveite o conteúdo e venha comigo e juntos desbravaremos o  mundo. Nas horas vagas gosto de escrever, tocar e jogar videogame. Amo um bom metal e adoro tocar contra-baixo, porém esse não é o único instrumento qu