Pular para o conteúdo principal

Afinal para que estudar radioatividade?

 Muitos de vocês já devem ter ouvido falar sobre os malefícios da radioatividade, ou como a radioatividade é destrutiva por exemplo, o acidente nuclear de Chernobyl (teremos uma postagem em breve sobre esse assunto), ou a criação da bomba atômica.  

Apesar dos malefícios que o uso inadequado da radioatividade pode trazer para a vida humana, é importante lembrar que existe um outro lado nessa história e que nem sempre a radiação é vilã!

Eu buscarei mais adiante trazer tópicos que mostram como podemos usar a radiação para fins médicos, como no tratamento de doenças como o câncer, através da radioterapia, do diagnóstico por imagens como o raio - x, tomografia computadorizada além do PET-Scan (tomografia por emissão de pósitrons).

Caro leitor(a), o uso da radioatividade não é restrito apenas ao ambiente hospitalar, ela também está presente nos alimentos que consumimos em nossa residência, através de um processo conhecido como irradiação de alimentos, onde eliminamos microrganismos nocivos para a saúde humana além de aumentar o tempo de vida útil desses alimentos contribuindo para a conservação dos mesmos.

Também encontramos a radioatividade presente em aeroportos como os aparelhos de Scanners que contribuem para a segurança.

E por último e não menos importante, o uso da radioatividade para gerar energia em usinas nucleares, mas aqui teremos uma ressalva porque apesar de ser considerada uma fonte de energia limpa (fonte de energia limpa é aquela que não faz emissão de carbono em sua produção), temos o problema dos dejetos nucleares (subproduto formado da quebra do núcleo).

Portanto, como mencionado acima, apesar de haver sim riscos para a saúde humana existe também benefícios, fica para nós uma questão: Enquanto sociedade, podemos utilizar os recursos que a natureza oferece para melhorar a qualidade de vida uns dos outros em harmonia com o meio ambiente, ou sempre procuraremos uma forma de causar dor e sofrimento para nossos semelhantes?


Não tenha medo da radioatividade, tenha respeito por ela! 




 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Tabela Periódica dos Elementos

Caro leitor(a) a tabela periódica é uma ferramenta essencial para que possamos consultar elementos químicos nessa jornada sobre o tema da radioatividade, abaixo tem um exemplo da tabela para download e consultas, sinta-se livre para visitar sempre que tiver dúvidas.  

Emissões Alfa (α), Beta (β) e Gama (Y) - Definições e características

Quais as principais características das radiações alfa(α), beta(β), gama(γ)? A partícula alfa(α) possui massa e carga elétrica, sua configuração se assemelha ao átomo de Hélio, são facilmente detidas até mesmo por uma folha de papel, não possuem alto poder de penetração, entretanto se inalada ou entrar no organismo através de feridas podem provocar lesões graves. Possui comprimento de onda longo portanto tem baixa velocidade se comparada com a luz (20.000km/s) A partícula beta(β), são elétrons sem massa e possuem carga -1, possuem capacidade de penetração de cerca de 1 cm nos tecidos, ocasionando danos na pele, mas não para órgãos internos a menos que sejam engolidas ou aspiradas. Possui um comprimento de onda curto tendo 95% da velocidade da luz (≅ 270.000 km/s). A emissão de uma partícula beta é resultado de rearranjo do núcleo instável do átomo radioativo de modo a adquirir estabilidade. Para tanto, ocorre um fenômeno no núcleo, no qual um nêutron se decompõe originando três novas p...

Estrutura da matéria - Isótopos, Isóbaros, Isótonos

 Antes de começarmos a definir o que são os isótopos, isóbaros e isótonos, precisamos entender alguns conceitos importantes. Z, A e isótopos - Partículas subatômicas. Um átomo é constituinte de partículas subatômicas divididas da seguinte forma:   Núcleo, onde se encontra praticamente toda massa do átomo, constituído de prótons (p+), nêutrons (0) massa do próton = 1 e nêutron = 1 Eletrosfera, constituída de elétrons (e-), massa desprezível = 1/1840 Um átomo é dito eletricamente neutro porque o número de prótons é igual ao número de elétrons.  Número atômico e número de massa  Os números de prótons (p+), nêutrons (0) e elétrons (e-) existentes em um átomo são fornecidos por dois valores:  Número atômico (Z):   é o número de prótons existentes no núcleo do átomo, pense como se fosse o RG do átomo, esse número é exclusivo para cada elemento químico. Número de massa (A): é a soma do número de prótons com o número de nêutrons existentes no núcleo ...