Pular para o conteúdo principal

Emissões Alfa (α), Beta (β) e Gama (Y) - Definições e características


Quais as principais características das radiações alfa(α), beta(β), gama(γ)?


A partícula alfa(α) possui massa e carga elétrica, sua configuração se assemelha ao átomo de Hélio, são facilmente detidas até mesmo por uma folha de papel, não possuem alto poder de penetração, entretanto se inalada ou entrar no organismo através de feridas podem provocar lesões graves. Possui comprimento de onda longo portanto tem baixa velocidade se comparada com a luz (20.000km/s)



A partícula beta(β), são elétrons sem massa e possuem carga -1, possuem capacidade de penetração de cerca de 1 cm nos tecidos, ocasionando danos na pele, mas não para órgãos internos a menos que sejam engolidas ou aspiradas. Possui um comprimento de onda curto tendo 95% da velocidade da luz (≅ 270.000 km/s). A emissão de uma partícula beta é resultado de rearranjo do núcleo instável do átomo radioativo de modo a adquirir estabilidade. Para tanto, ocorre um fenômeno no núcleo, no qual um nêutron se decompõe originando três novas partículas: um próton, um elétron e um neutrino.

  


Exemplo de emissão beta: 



Dessa forma, quando um átomo emite uma partícula beta, ele se transforma em um novo elemento com o mesmo número de massa, pois o nêutron foi substituído pelo próton assim o número atômico (Z) aumenta uma unidade.


Radiação gama, é uma radiação eletromagnética com carga e massa nulas, assim como os raios-x possuem alto poder de penetração que faz com que essa radiação seja classificada como ionizante assim como alfa e beta. Ser ionizante significa que ela possui energia suficiente para arrancar elétrons dos átomos, podendo causar danos no DNA e mutações genéticas.

Também possuem capacidade de ionizar o ar e torná-lo capaz de conduzir eletricidade. Conseguem atravessar chapas de aço de até 15 cm de espessura, sendo barradas por grossas chapas de chumbo.

A radiação gama nunca é emitida isoladamente, assim sua emissão sempre será acompanhada de outra partícula podendo ser a alfa ou beta. Possui velocidade igual da luz (300.000 km/s) e comprimento de onda curto. 





Exemplos de formas de barrar as emissões alfa, beta e gama:




Infográfico de comprimento de ondas 


 






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante de Avogrado ou Número de Mol

Constante de Avogadro ou número de mol é a quantidade de partículas elementares em uma substância ou matéria x, ou seja, 1 mol terá 6,02 x 10^23 de átomos, íons, moléculas, elétrons e prótons. Seria o mesmo que dizer que 1 dúzia corresponde a 12 unidades, não importa se estamos falando de uma dúzia de ovos ou uma dúzia de tomates no fim sempre teremos 12 unidades, porém com massas diferentes, esse é o princípio do mol, 1 mol sempre terá 6,02 x 10^23 (6,02 sextilhões). Amadeo Avogadro foi um advogado e físico italiano e um dos primeiros cientistas a verificar a diferença entre átomos e moléculas. #curiosidades #quimica #física #estequiometria 

Por que pilhas não dão choque elétrico?

Como tudo começou...

 Eu, embora ainda fosse adolescente, de uma coisa eu já sabia quando eu crescesse eu queria ser cientista, não sabia ainda nessa época o que era isso, e atualmente continuo procurando saber. Foi assim que comecei estudar o tema por conta própria em casa com livros que eu pegava da biblioteca da escola, artigos de internet, revistas tipo superinteressante e etc. Nessa jornada eu me aventurei em campos distintos da Ciência, entre livros de química e física. Em 2015 me formei em téc. de radiologia e hoje estou no 9º semestre de Engenharia Elétrica. Devo ressaltar que sou apenas uma entusiasta do tema, me dedico a compartilhar meu conhecimento por amor a Ciencia.  E o objetivo desse blog é levar o conhecimento científico com uma abordagem mais simples e de fácil acesso, dito isso aproveite o conteúdo e venha comigo e juntos desbravaremos o  mundo. Nas horas vagas gosto de escrever, tocar e jogar videogame. Amo um bom metal e adoro tocar contra-baixo, porém esse não é o único instrumento qu