Pular para o conteúdo principal

Definindo as coisas como elas são

Caro leitor(a), antes de iniciarmos nossa jornada preciso explicar alguns conceitos fundamentais sobre átomos, sei que haverá alguns termos que possam causar alguma dúvida dessa forma buscarei entre as postagens fazer comentários entre cada uma com uma breve explicação sobre os termos que possam causar confusão.


Como por exemplo, o que é, Prótons, Nêutrons, Elétrons e Radiação Eletromagnética.

Vamos lá:
Um átomo é composto de forma simples de elétrons (esse é o objeto de estudo da minha graduação basicamente rsrsrs), prótons e nêutrons.

Sendo os elétrons que orbitam em torno do núcleo do átomo e são compostos de carga negativa, e massa desprezível. 

Prótons: de maneira simples, são as partículas que ficam dentro do núcleo, possuem carga positiva e são 1836 vezes maiores que o elétron.

Por fim, mas não menos importante temos o nêutron, esse como o nome sugere é neutro em questão de carga, porém tem massa. 




Ah eu não esqueci da radiação eletromagnética!

Por definição radiação eletromagnética é: uma junção de campo magnético com campo elétrico que se propaga no vácuo transportando energia. A luz é um exemplo de radiação eletromagnética.

Veja mais sobre "Radiação Eletromagnética" em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/radiacao-eletromagnetica.htm




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante de Avogrado ou Número de Mol

Constante de Avogadro ou número de mol é a quantidade de partículas elementares em uma substância ou matéria x, ou seja, 1 mol terá 6,02 x 10^23 de átomos, íons, moléculas, elétrons e prótons. Seria o mesmo que dizer que 1 dúzia corresponde a 12 unidades, não importa se estamos falando de uma dúzia de ovos ou uma dúzia de tomates no fim sempre teremos 12 unidades, porém com massas diferentes, esse é o princípio do mol, 1 mol sempre terá 6,02 x 10^23 (6,02 sextilhões). Amadeo Avogadro foi um advogado e físico italiano e um dos primeiros cientistas a verificar a diferença entre átomos e moléculas. #curiosidades #quimica #física #estequiometria 

Por que pilhas não dão choque elétrico?

Como tudo começou...

 Eu, embora ainda fosse adolescente, de uma coisa eu já sabia quando eu crescesse eu queria ser cientista, não sabia ainda nessa época o que era isso, e atualmente continuo procurando saber. Foi assim que comecei estudar o tema por conta própria em casa com livros que eu pegava da biblioteca da escola, artigos de internet, revistas tipo superinteressante e etc. Nessa jornada eu me aventurei em campos distintos da Ciência, entre livros de química e física. Em 2015 me formei em téc. de radiologia e hoje estou no 9º semestre de Engenharia Elétrica. Devo ressaltar que sou apenas uma entusiasta do tema, me dedico a compartilhar meu conhecimento por amor a Ciencia.  E o objetivo desse blog é levar o conhecimento científico com uma abordagem mais simples e de fácil acesso, dito isso aproveite o conteúdo e venha comigo e juntos desbravaremos o  mundo. Nas horas vagas gosto de escrever, tocar e jogar videogame. Amo um bom metal e adoro tocar contra-baixo, porém esse não é o único instrumento qu