Pular para o conteúdo principal

Havia algo há mais dentro daquele tubo - Como o estudo da eletricidade levou a descoberta dos raios-x ?

Em 1838, Michael Faraday estava estudando um *arco elétrico produzido artificialmente, quando ele passou uma corrente elétrica através de um tubo de vidro que havia sido parcialmente esvaziado de ar, ele notou que o arco se estendeu a partir do cátodo até o ânodo, que foi denominado de raios catódicos. 

Essa configuração é denominada de tubo de descarga mais tarde conhecida como ampola de Crookes.

Ampola de Crookes

Quando a corrente elétrica passa pelo tubo de vidro lacrado, os raios catódicos fazem o tubo reluzir, querendo descobrir do que se tratava tal luz, um físico alemão chamado Wilhelm Röntgen foi o primeiro a pesquisar sobre o efeito ao verificar que o tubo  reluzia o mesmo foi coberto por um cartão preto, tal foi a surpresa de Röntgen ao notar que o algum tipo de raio desconhecido tinha passado pelo cartão fazendo a tela reluzir também, fez com que ele abandonasse o experimento e passasse cerca  de 2 meses investigando as propriedades desse raio que ele denominou de raio-x, hoje sabemos que os raios-x são radiações eletromagnéticas de onda curta gerados pela eletricidade e também quando elétrons "saltam" das suas orbitais.

Os raios- x são produzidos com um disparo de elétrons contra um alvo metálico, são muito utilizados na medicina em diagnóstico por imagens. 

Aqui vem uma curiosidade o primeiro raio-x tirado foi da mão da esposa de Röntgen, Anna que descreveu a experiência como: "Vi minha própria morte" o primeiro raio-x durou cerca de 20 minutos, ou seja Anna foi exposta a doses de radiação por 20 minutos, hoje esse tempo é em frações de segundos.


Primeiro raio-x da história

Ilustração de Röntgen e sua esposa Anna


*O arco elétrico, também conhecido como arco voltaico, é basicamente o resultado de um curto-circuito. Ou seja, é o acontecimento que surge devido a uma descarga elétrica entre dois polos, superior à resistência do ar e mantida pela formação de gases que agem como meio condutor para a corrente elétrica.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante de Avogrado ou Número de Mol

Constante de Avogadro ou número de mol é a quantidade de partículas elementares em uma substância ou matéria x, ou seja, 1 mol terá 6,02 x 10^23 de átomos, íons, moléculas, elétrons e prótons. Seria o mesmo que dizer que 1 dúzia corresponde a 12 unidades, não importa se estamos falando de uma dúzia de ovos ou uma dúzia de tomates no fim sempre teremos 12 unidades, porém com massas diferentes, esse é o princípio do mol, 1 mol sempre terá 6,02 x 10^23 (6,02 sextilhões). Amadeo Avogadro foi um advogado e físico italiano e um dos primeiros cientistas a verificar a diferença entre átomos e moléculas. #curiosidades #quimica #física #estequiometria 

Por que pilhas não dão choque elétrico?

Como tudo começou...

 Eu, embora ainda fosse adolescente, de uma coisa eu já sabia quando eu crescesse eu queria ser cientista, não sabia ainda nessa época o que era isso, e atualmente continuo procurando saber. Foi assim que comecei estudar o tema por conta própria em casa com livros que eu pegava da biblioteca da escola, artigos de internet, revistas tipo superinteressante e etc. Nessa jornada eu me aventurei em campos distintos da Ciência, entre livros de química e física. Em 2015 me formei em téc. de radiologia e hoje estou no 9º semestre de Engenharia Elétrica. Devo ressaltar que sou apenas uma entusiasta do tema, me dedico a compartilhar meu conhecimento por amor a Ciencia.  E o objetivo desse blog é levar o conhecimento científico com uma abordagem mais simples e de fácil acesso, dito isso aproveite o conteúdo e venha comigo e juntos desbravaremos o  mundo. Nas horas vagas gosto de escrever, tocar e jogar videogame. Amo um bom metal e adoro tocar contra-baixo, porém esse não é o único instrumento qu