Pular para o conteúdo principal

A relação Próton / Nêutron - Aqui vamos definir o conceito de radioatividade! :-)

Denomina-se radioatividade a atividade que certos átomos possuem de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis com o objetivo de adquirir estabilidade. A emissão de partículas faz com que o átomo radioativo de determinado elemento químico se transforme num átomo de outro elemento químico diferente. 

Admite-se que a estabilidade do núcleo de um átomo esteja ligada á relação (razão) entre o número de prótons (p) e nêutrons (n)


Relação n:p e a estabilidade nuclear

                                          
 O isótopo do Hidrogênio, é o único que possui estabilidade nuclear mesmo não possuindo nêutrons, pois possui apenas 1 próton. Do átomo de Hélio, até o átomo de cálcio, os isótopos mais abundantes possuem a razão n:p = 1. São átomos bastante estáveis. 
À medida, porém que o número de prótons do núcleo atômico aumenta, o valor da razão n:p vai se tornando cada vez maior. Aparentemente, o aumento do número de nêutrons em relação ao número de prótons é necessário para impedir uma autodestruição do núcleo, devido á repulsa elétrica entre os prótons.

Caro leitor(a), se você está se perguntando o que seria um isótopo, eu lhe dou a definição de acordo com nosso amigo dicionário: diz-se de ou cada um de dois ou mais átomos de um mesmo elemento, cujo núcleo atômico possui o mesmo número de prótons, mas números de nêutrons diferentes.

No caso do Mercúrio, Hg, por exemplo a razão n:p = 120:80, isto é, n:p = 1,5.
Quando, entretanto, há mais que 83 prótons num núcleo, nenhum número de nêutrons é capaz de torná-lo estável. O Bismuto (Z:83) é o último elemento da tabela periódica que possui isótopo estável.
Atualmente são conhecidos mais de 40 isótopos radioativos naturais, de número atômico superior a 82. O número de isótopos radioativos artificiais conhecidos ultrapassa 800.  

Caro leitor(a), se você está se perguntando como pode haver elementos com número atômico menor que 82 radioativos a resposta é que, todos os elementos possuem isótopos radioativos (naturais/artificiais), porém só pode ser dito radioativo se o isótopo mais abundante desse elemento for radioativo.
Dessa forma chamamos os isótopos radioativos de radioisótopos.

Nunca se esqueça!

A radioatividade é uma propriedade essencialmente nuclear, ou seja, não depende do estado químico ou físico em que se encontram os átomos do isótopo, por exemplo a radioatividade emanada de um radioisótopo é a mesma independentemente desse isótopo encontrar-se na forma líquida, sólida ou gasosa, seja ele em forma de óxido, ou cloreto. Seja em forma de pó ou barras, dentro de um freezer ou uma fornalha, seja dissolvido em ácido ou base.



 







 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante de Avogrado ou Número de Mol

Constante de Avogadro ou número de mol é a quantidade de partículas elementares em uma substância ou matéria x, ou seja, 1 mol terá 6,02 x 10^23 de átomos, íons, moléculas, elétrons e prótons. Seria o mesmo que dizer que 1 dúzia corresponde a 12 unidades, não importa se estamos falando de uma dúzia de ovos ou uma dúzia de tomates no fim sempre teremos 12 unidades, porém com massas diferentes, esse é o princípio do mol, 1 mol sempre terá 6,02 x 10^23 (6,02 sextilhões). Amadeo Avogadro foi um advogado e físico italiano e um dos primeiros cientistas a verificar a diferença entre átomos e moléculas. #curiosidades #quimica #física #estequiometria 

Por que pilhas não dão choque elétrico?

Como tudo começou...

 Eu, embora ainda fosse adolescente, de uma coisa eu já sabia quando eu crescesse eu queria ser cientista, não sabia ainda nessa época o que era isso, e atualmente continuo procurando saber. Foi assim que comecei estudar o tema por conta própria em casa com livros que eu pegava da biblioteca da escola, artigos de internet, revistas tipo superinteressante e etc. Nessa jornada eu me aventurei em campos distintos da Ciência, entre livros de química e física. Em 2015 me formei em téc. de radiologia e hoje estou no 9º semestre de Engenharia Elétrica. Devo ressaltar que sou apenas uma entusiasta do tema, me dedico a compartilhar meu conhecimento por amor a Ciencia.  E o objetivo desse blog é levar o conhecimento científico com uma abordagem mais simples e de fácil acesso, dito isso aproveite o conteúdo e venha comigo e juntos desbravaremos o  mundo. Nas horas vagas gosto de escrever, tocar e jogar videogame. Amo um bom metal e adoro tocar contra-baixo, porém esse não é o único instrumento qu