Denomina-se radioatividade a atividade que certos átomos possuem de emitir radiações eletromagnéticas e partículas de seus núcleos instáveis com o objetivo de adquirir estabilidade. A emissão de partículas faz com que o átomo radioativo de determinado elemento químico se transforme num átomo de outro elemento químico diferente.
Admite-se que a estabilidade do núcleo de um átomo esteja ligada á relação (razão) entre o número de prótons (p) e nêutrons (n)
Relação n:p e a estabilidade nuclear
O isótopo do Hidrogênio, é o único que possui estabilidade nuclear mesmo não possuindo nêutrons, pois possui apenas 1 próton. Do átomo de Hélio, até o átomo de cálcio, os isótopos mais abundantes possuem a razão n:p = 1. São átomos bastante estáveis.
À medida, porém que o número de prótons do núcleo atômico aumenta, o valor da razão n:p vai se tornando cada vez maior. Aparentemente, o aumento do número de nêutrons em relação ao número de prótons é necessário para impedir uma autodestruição do núcleo, devido á repulsa elétrica entre os prótons.
Caro leitor(a), se você está se perguntando o que seria um isótopo, eu lhe dou a definição de acordo com nosso amigo dicionário: diz-se de ou cada um de dois ou mais átomos de um mesmo elemento, cujo núcleo atômico possui o mesmo número de prótons, mas números de nêutrons diferentes.
No caso do Mercúrio, Hg, por exemplo a razão n:p = 120:80, isto é, n:p = 1,5.
Quando, entretanto, há mais que 83 prótons num núcleo, nenhum número de nêutrons é capaz de torná-lo estável. O Bismuto (Z:83) é o último elemento da tabela periódica que possui isótopo estável.
Atualmente são conhecidos mais de 40 isótopos radioativos naturais, de número atômico superior a 82. O número de isótopos radioativos artificiais conhecidos ultrapassa 800.
Caro leitor(a), se você está se perguntando como pode haver elementos com número atômico menor que 82 radioativos a resposta é que, todos os elementos possuem isótopos radioativos (naturais/artificiais), porém só pode ser dito radioativo se o isótopo mais abundante desse elemento for radioativo.
Dessa forma chamamos os isótopos radioativos de radioisótopos.
Nunca se esqueça!
A radioatividade é uma propriedade essencialmente nuclear, ou seja, não depende do estado químico ou físico em que se encontram os átomos do isótopo, por exemplo a radioatividade emanada de um radioisótopo é a mesma independentemente desse isótopo encontrar-se na forma líquida, sólida ou gasosa, seja ele em forma de óxido, ou cloreto. Seja em forma de pó ou barras, dentro de um freezer ou uma fornalha, seja dissolvido em ácido ou base.
Comentários
Postar um comentário
Sinta-se livre para comentar, porém seja educado com os demais.