Pular para o conteúdo principal

Estrutura da matéria - Isótopos, Isóbaros, Isótonos

 Antes de começarmos a definir o que são os isótopos, isóbaros e isótonos, precisamos entender alguns conceitos importantes.

Z, A e isótopos - Partículas subatômicas.

Um átomo é constituinte de partículas subatômicas divididas da seguinte forma:  
  • Núcleo, onde se encontra praticamente toda massa do átomo, constituído de prótons (p+), nêutrons (0) massa do próton = 1 e nêutron = 1
  • Eletrosfera, constituída de elétrons (e-), massa desprezível = 1/1840
  • Um átomo é dito eletricamente neutro porque o número de prótons é igual ao número de elétrons. 

Número atômico e número de massa 

Os números de prótons (p+), nêutrons (0) e elétrons (e-) existentes em um átomo são fornecidos por dois valores: 

Número atômico (Z):  é o número de prótons existentes no núcleo do átomo, pense como se fosse o RG do átomo, esse número é exclusivo para cada elemento químico.
Número de massa (A): é a soma do número de prótons com o número de nêutrons existentes no núcleo do átomo. 

Obs. é comum se referir ao número atômico e de massa apenas pela simbologia que é uma notação universal, dessa forma tenha em mente que Z e A sempre serão usados para representar esses números.

Elemento químico 

É o conjunto de átomos com o mesmo número atômico, isto é número de prótons.

Lembra que eu disse acima que o átomo é dito eletricamente neutro se a quantidade de prótons for igual ao de elétrons? Pois bem usando a notação internacional podemos dizer que: Z = p+ = e-.Esclarecido esses pontos vamos as definições de isótopos, isóbaros e isótonos.

Isótopos

São ditos isótopos átomos que possuem o mesmo número atômico (Z), mas diferem no número de nêutrons, logo diferem também no número de massa (A), por exemplo:

U 235             U 238 
Z = 92            Z = 92
A = 235         A = 238 

Curiosidade: o urânio 235 é o isótopo fissionável, ou seja, capaz de produzir reação em cadeia e gerar energia, teremos conteúdo explicando esse processo em breve, porém sua abundância na terra é de apenas 0,7 % de todo o urânio existente, logo é fácil deduzir que os 99,03% do urânio terrestre é do isótopo 238.

Isóbaros

São átomos que possuem o mesmo número de massa (A) e diferentes números atômicos, por exemplo:

K (Potássio)      Ca (Cálcio)
Z = 19                Z = 20
A = 40               A = 40 

Isótonos 

São átomos que possuem o mesmo número de nêutrons (A-Z), e diferentes números atômicos (Z), exemplo:

He (Hélio)                                   H (Hidrogênio) 
Z = 2                                            Z = 1
A = 3                                            A = 2
A-Z = 3 - 2 = 1 nêutron              A-Z = 2 - 1 = 1 nêutron 

Importante saber! 

Na notação internacional assim como na tabela periódica, o número de massa (A) sempre será escrito no canto superior esquerdo e o número atômico (Z) no canto inferior esquerdo com o símbolo do elemento ao centro.  
Exemplo de notação


*Dica da Amanda*

Eu sei que decorar esses nomes e o que eles significam pode ser chato demais, mas aqui vai um macete que pode ajudar a lembrar o que significa Isótopo, Isóbaro e Isótono.

isótoPo = Letra P de próton
isóbAro = Letra A de número de massa (A)
isótoNo = Letra N de Nêutron 




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante de Avogrado ou Número de Mol

Constante de Avogadro ou número de mol é a quantidade de partículas elementares em uma substância ou matéria x, ou seja, 1 mol terá 6,02 x 10^23 de átomos, íons, moléculas, elétrons e prótons. Seria o mesmo que dizer que 1 dúzia corresponde a 12 unidades, não importa se estamos falando de uma dúzia de ovos ou uma dúzia de tomates no fim sempre teremos 12 unidades, porém com massas diferentes, esse é o princípio do mol, 1 mol sempre terá 6,02 x 10^23 (6,02 sextilhões). Amadeo Avogadro foi um advogado e físico italiano e um dos primeiros cientistas a verificar a diferença entre átomos e moléculas. #curiosidades #quimica #física #estequiometria 

Por que pilhas não dão choque elétrico?

Como tudo começou...

 Eu, embora ainda fosse adolescente, de uma coisa eu já sabia quando eu crescesse eu queria ser cientista, não sabia ainda nessa época o que era isso, e atualmente continuo procurando saber. Foi assim que comecei estudar o tema por conta própria em casa com livros que eu pegava da biblioteca da escola, artigos de internet, revistas tipo superinteressante e etc. Nessa jornada eu me aventurei em campos distintos da Ciência, entre livros de química e física. Em 2015 me formei em téc. de radiologia e hoje estou no 9º semestre de Engenharia Elétrica. Devo ressaltar que sou apenas uma entusiasta do tema, me dedico a compartilhar meu conhecimento por amor a Ciencia.  E o objetivo desse blog é levar o conhecimento científico com uma abordagem mais simples e de fácil acesso, dito isso aproveite o conteúdo e venha comigo e juntos desbravaremos o  mundo. Nas horas vagas gosto de escrever, tocar e jogar videogame. Amo um bom metal e adoro tocar contra-baixo, porém esse não é o único instrumento qu