Pular para o conteúdo principal

Entendendo Tensão e Corrente Elétrica: Conceitos Básicos Explicados de F...

Quer entender melhor o que é tensão elétrica e corrente elétrica? Este vídeo é para você! Nesta breve explicação, vamos desvendar os mistérios por trás desses conceitos fundamentais da eletricidade de uma maneira fácil de entender.

Primeiro, vamos mergulhar na tensão elétrica, que é como a energia elétrica é "empurrada" através de um circuito. Imagine uma pilha: a diferença de altura entre o topo e a base da pilha é semelhante à tensão elétrica. Quanto maior a diferença de altura, maior a tensão. Em um circuito, essa diferença de altura é o que faz os elétrons fluírem, criando assim a corrente elétrica.

A corrente elétrica é o fluxo de elétrons em um circuito. Podemos pensar nisso como o fluxo de água em um rio: quanto mais água flui, mais forte é a corrente. Da mesma forma, quanto mais elétrons fluem, maior é a corrente elétrica. Esta corrente é impulsionada pela tensão elétrica, assim como o fluxo de carros em uma estrada é impulsionado pelo motor dos veículos.

Se você sempre quis entender melhor como a eletricidade funciona, este vídeo é um excelente ponto de partida. Assista agora para obter uma compreensão sólida dos conceitos de tensão e corrente elétrica!






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Constante de Avogrado ou Número de Mol

Constante de Avogadro ou número de mol é a quantidade de partículas elementares em uma substância ou matéria x, ou seja, 1 mol terá 6,02 x 10^23 de átomos, íons, moléculas, elétrons e prótons. Seria o mesmo que dizer que 1 dúzia corresponde a 12 unidades, não importa se estamos falando de uma dúzia de ovos ou uma dúzia de tomates no fim sempre teremos 12 unidades, porém com massas diferentes, esse é o princípio do mol, 1 mol sempre terá 6,02 x 10^23 (6,02 sextilhões). Amadeo Avogadro foi um advogado e físico italiano e um dos primeiros cientistas a verificar a diferença entre átomos e moléculas. #curiosidades #quimica #física #estequiometria 

Por que pilhas não dão choque elétrico?

Como tudo começou...

 Eu, embora ainda fosse adolescente, de uma coisa eu já sabia quando eu crescesse eu queria ser cientista, não sabia ainda nessa época o que era isso, e atualmente continuo procurando saber. Foi assim que comecei estudar o tema por conta própria em casa com livros que eu pegava da biblioteca da escola, artigos de internet, revistas tipo superinteressante e etc. Nessa jornada eu me aventurei em campos distintos da Ciência, entre livros de química e física. Em 2015 me formei em téc. de radiologia e hoje estou no 9º semestre de Engenharia Elétrica. Devo ressaltar que sou apenas uma entusiasta do tema, me dedico a compartilhar meu conhecimento por amor a Ciencia.  E o objetivo desse blog é levar o conhecimento científico com uma abordagem mais simples e de fácil acesso, dito isso aproveite o conteúdo e venha comigo e juntos desbravaremos o  mundo. Nas horas vagas gosto de escrever, tocar e jogar videogame. Amo um bom metal e adoro tocar contra-baixo, porém esse não é o único instrumento qu